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Business Intelligence para o mercado cultural brasileiro

Você sabe qual a importância de Business Intelligence para o mercado?

· Notícias,Cultura,Pesquisas e Estudos,Serviços Empresas,atividades culturais

Por muito tempo, as empresas identificaram novas oportunidades de negócios e tomaram decisões importantes de marketing baseadas apenas na intuição e experiência de seus líderes. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e da competitividade do mercado, é imperativo que toda e qualquer tomada de decisão empresarial seja embasada em pesquisas e análises de dados mercadológicos.

Em poucas palavras: ninguém mais sobrevive sem BI (Business Intelligence)!

O mercado cultural inclusive.

 

BI nada mais é que um processo que envolve coleta, organização e análise dos dados mercadológicos, elaboração de relatórios ou dashboards.

É poder olhar uma tela e em 5 minutos ter uma visão completa de uma empresa ou segmento de mercado para tomar uma decisão de negócio ou marketing inteligente, com base em fatos.

BI é essencial para quem vive de Cultura (artistas e produtores) e para gestores culturais (públicos e privados).

É alimento para todo o setor cultural brasileiro.

 

Como elaborar um projeto cultural de sucesso ou saber identificar o valor potencial de um projeto que ainda está no papel, sem conhecer as demandas culturais de um determinado público-alvo?

Como formular uma política pública sem conhecer a diferença entre a vida cultural de homens e mulheres? De homossexuais e heterossexuais? Sem verificar o percentual de homens e de mulheres que vão a cinemas, teatros, museus, concertos, bibliotecas etc?

Business Intelligence cultural

Para definir investimento e planejar ações de marketing por meio da cultura, as áreas de comunicação e marca das empresas precisam, cada dia mais:

  • Compreender como a educação, a classe econômica, o sexo, a orientação sexual, a idade, a cor e a religião influenciam o acesso à cultura.
  • Conhecer mais a fundo setores específicos da cultura: audiovisual, artes cênicas, artes visuais e música.
  • Entender qual é o perfil do público que acessa essas manifestações, qual o interesse por elas, qual a proporção de pessoas que já praticaram atividades ligadas a elas.
  • Saber quais são as principais razões pelas quais os brasileiros frequentam ou deixam de frequentar teatro, museu, show de música e cinema.
  • Identificar o que aproxima e o que afasta a população dos museus e dos teatros.
  • Saber qual o percentual de pessoas que dependem da programação gratuita para ver produções culturais.
  • Conhecer  os estilos musicais mais ouvidos pelos jovens dos centros urbanos. Em que plataformas eles preferem escutar música. 
Cultura nas Capitais

Com o objetivo de suprir essa demanda por informações, aprimorar os instrumentos de escuta do público no que se refere à cultura, organizar dados regionais e nacionais, e gerar insights estratégicos para quem trabalha e investe em arte, cultura ou entretenimento, a JLeiva produz estudos como a Pesquisa Cultura nas Capitais, realizada em parceria com o Datafolha em 2017, quando foram ouvidos 10.362 brasileiros de 12 anos ou mais, em 12 capitais brasileiras. Foi o mais amplo levantamento sobre hábitos culturais já realizado no Brasil!

 

Vale conferir a plataforma e fazer download gratuito do livro digital antes de planejar suas próximas ações de marketing e/ou projeto cultural.

Se quiser uma apresentação presencial da pesquisa em sua empresa, faça contato!