Voltar ao site

Saiba por que conhecer dados do setor é um diferencial competitivo na produção cultural

Entender as nuances do mercado e o público-alvo ajuda nas decisões e estratégias

· Notícias,Cultura,Pesquisas e Estudos,JLeiva,Serviços Produtores

Produções culturais como festivais de música, peças de teatro, exposições, filmes ou programas de televisão envolvem muito trabalho de organização, planejamento financeiro, coordenação de equipes, marketing, logística, entre outras atividades. E é o produtor cultural o responsável por orquestrar todas essas frentes.

Muitas vezes, a formação desse profissional se apoia mais sobre o conhecimento empírico do que o teórico. A partir da vivência na área, ele constrói sua metodologia e molda a forma como atua. É na lida diária que aprende a identificar oportunidades e a tomar decisões de negócios.

Mas diante de um cenário cada vez mais competitivo, entender as nuances do mercado e conhecer o público-alvo é, sem dúvida, um diferencial. As chances de sucesso de um projeto aumentam significativamente quando se compreende, por exemplo, as demandas e os hábitos culturais dos grupos que você pretende impactar.

Como defender a relevância social de projetos voltados para cinema, teatro, museu, concerto, bibliotecas sem conhecer os perfis de quem frequenta essas atividades? Como identificar o potencial de um projeto ainda no papel, sem informações, por exemplo, sobre as particularidades no consumo de cultura de mulheres e homens?

É altamente recomendável que o produtor cultural, antes de formular um projeto artístico ou uma ação de marketing, tenha acesso a informações sobre os hábitos de lazer e entretenimento dos brasileiros.

 

broken image

Para suprir essa demanda, aprimorar os instrumentos de escuta do público, organizar dados regionais e nacionais e gerar insights estratégicos para quem trabalha e patrocina arte e cultura, a JLeiva tem investido há mais de uma década na produção de pesquisa sobre o mercado cultural no país. Somos hoje referência em geração e disseminação de conhecimento sobre o setor.

Um dos nossos mais recentes estudos foi o Cultura nas Capitais. Realizada em parceria com o Datafolha, a pesquisa ouviu 10.362 pessoas em 12 capitais. Foi o mais amplo levantamento sobre hábitos culturais já realizado no Brasil.

 

Por meio dele, o produtor cultural pode:

• Compreender como a educação, a classe econômica, o gênero, a orientação sexual, a idade, a cor e a religião influenciam o acesso à cultura

• Conhecer mais a fundo setores específicos, como audiovisual, artes cênicas, artes visuais e música

• Entender qual é o perfil do público que acessa essas manifestações, qual o interesse por elas, qual a proporção de pessoas que já praticaram atividades ligadas a elas

• Ficar sabendo quais são as principais razões pelas quais os brasileiros frequentam ou deixam de frequentar teatro, museu, show de música e cinema

• Identificar o que aproxima e o que afasta a população dos museus e dos teatros

• Conhecer o percentual de pessoas que dependem da programação gratuita para ter acesso a atividades culturais

• Constatar quais são os estilos musicais mais ouvidos pelos jovens dos centros urbanos e quais plataformas são mais utilizadas

• Obter dados estruturados para embasar sua argumentação acerca da relevância social do seu projeto cultural para que seja aprovado em leis de incentivo à cultura e consiga um patrocinador

Vale a pena navegar pela plataforma da pesquisa e também fazer download gratuito do livro digital antes de planejar seus próximos projetos. Aproveite!

😉

E se quiser adaptar a pesquisa para o seu projeto, faça contato com a gente!