Produções culturais como festivais de música, peças de teatro, exposições, filmes ou programas de televisão envolvem muito trabalho de organização, planejamento financeiro, coordenação de equipes, marketing, logística, entre outras atividades. E é o produtor cultural o responsável por orquestrar todas essas frentes.
Muitas vezes, a formação desse profissional se apoia mais sobre o conhecimento empírico do que o teórico. A partir da vivência na área, ele constrói sua metodologia e molda a forma como atua. É na lida diária que aprende a identificar oportunidades e a tomar decisões de negócios.
Mas diante de um cenário cada vez mais competitivo, entender as nuances do mercado e conhecer o público-alvo é, sem dúvida, um diferencial. As chances de sucesso de um projeto aumentam significativamente quando se compreende, por exemplo, as demandas e os hábitos culturais dos grupos que você pretende impactar.
Como defender a relevância social de projetos voltados para cinema, teatro, museu, concerto, bibliotecas sem conhecer os perfis de quem frequenta essas atividades? Como identificar o potencial de um projeto ainda no papel, sem informações, por exemplo, sobre as particularidades no consumo de cultura de mulheres e homens?
É altamente recomendável que o produtor cultural, antes de formular um projeto artístico ou uma ação de marketing, tenha acesso a informações sobre os hábitos de lazer e entretenimento dos brasileiros.

Para suprir essa demanda, aprimorar os instrumentos de escuta do público, organizar dados regionais e nacionais e gerar insights estratégicos para quem trabalha e patrocina arte e cultura, a JLeiva tem investido há mais de uma década na produção de pesquisa sobre o mercado cultural no país. Somos hoje referência em geração e disseminação de conhecimento sobre o setor.
Um dos nossos mais recentes estudos foi o Cultura nas Capitais. Realizada em parceria com o Datafolha, a pesquisa ouviu 10.362 pessoas em 12 capitais. Foi o mais amplo levantamento sobre hábitos culturais já realizado no Brasil.
Por meio dele, o produtor cultural pode:
• Compreender como a educação, a classe econômica, o gênero, a orientação sexual, a idade, a cor e a religião influenciam o acesso à cultura
• Conhecer mais a fundo setores específicos, como audiovisual, artes cênicas, artes visuais e música
• Entender qual é o perfil do público que acessa essas manifestações, qual o interesse por elas, qual a proporção de pessoas que já praticaram atividades ligadas a elas
• Ficar sabendo quais são as principais razões pelas quais os brasileiros frequentam ou deixam de frequentar teatro, museu, show de música e cinema
• Identificar o que aproxima e o que afasta a população dos museus e dos teatros
• Conhecer o percentual de pessoas que dependem da programação gratuita para ter acesso a atividades culturais
• Constatar quais são os estilos musicais mais ouvidos pelos jovens dos centros urbanos e quais plataformas são mais utilizadas
• Obter dados estruturados para embasar sua argumentação acerca da relevância social do seu projeto cultural para que seja aprovado em leis de incentivo à cultura e consiga um patrocinador
Vale a pena navegar pela plataforma da pesquisa e também fazer download gratuito do livro digital antes de planejar seus próximos projetos. Aproveite!
😉
E se quiser adaptar a pesquisa para o seu projeto, faça contato com a gente!