Em 2017, numa parceria com o Instituto Datafolha, investigamos os hábitos culturais da população urbana em 12 capitais do Brasil. Em julho de 2018, publicamos a plataforma digital Cultura nas Capitais, reunindo dados comportamentais de 33 milhões de brasileiros e trazendo a público uma ampla visão da identidade cultural do país.
Com ampla repercussão na mídia, a Pesquisa JLeiva Cultura na Capitais gerou mais de 350 matérias em sites, revistas e jornais. Também virou livro (download aqui) e foi apresentada, presencial e gratuitamente, em diversas capitais do Brasil. por meio de um ciclo de seminários realizados pela equipe da JLeiva e seus parceiros.
Já o Valor Econômico explorou a pesquisa com bom humor, brincando que o escurinho do cinema é a diversão paga favorita do brasileiro.
Em todas as matérias, uma visão em comum: a iniciativa foi pioneira e extremamente relevante para a evolução do mercado cultural, pois oferece subsídios inéditos para produtores culturais e empresas patrocinadoras de Cultura desenvolverem projetos e políticas públicas com mais assertividade e profissionalismo.
O projeto é uma realização da JLeiva Esporte & Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínios do Instituto CCR e da Braskem e apoio da ProAc ICMS do Estado de São Paulo, da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e da Fundação Roberto Marinho.
Visite a plataforma www.culturanascapitais.com.br e acesse a pesquisa completa. Tem muita coisa bacana! Ou solicite uma apresentação gratuita in loco em sua empresa ou instituição. Será um grande prazer para nós poder fazer recortes específicos (temáticos, regionais etc) que certamente serão capazes de apoiar você no desenvolvimento de novos projetos culturais e de marketing com foco Cultura. Faça contato!