Voltar ao site

Museus e exposições podem atrair mais de 5 milhões de novos visitantes em SP

· Cultura,São Paulo,Museus e Exposições

Dados da pesquisa Cultura em SP indicam que o público de museus e exposições de arte tem uma grande margem de crescimento nos 21 municípios paulistas analisados. O levantamento, idealizado pela JLeiva Cultura & Esporte e realizado pelo Instituto Datafolha em 2014, ouviu quase 8 mil pessoas e detectou uma tendência animadora para as artes visuais no estado: a porcentagem de pessoas que declararam interesse por museus e exposições é o dobro daquela de entrevistados que disseram ter frequentado esses espaços no último ano. Esses dados sugerem que há uma multidão de mais de 5 milhões de pessoas que podem passar a engrossar as filas de mostras de artes visuais nos municípios pesquisados.

Para estimar esse público potencial, a pesquisa comparou o percentual de pessoas que disseram ter frequentado museus e exposições no último ano com o de entrevistados que declararam não ter realizado tais atividades no período, mas deram nota de 6 a 10 ao seu grau de interesse por elas. O primeiro grupo foi considerado o público atual; o segundo, o público potencial.
No caso dos museus, o público atual foi de 26% da população dos 21 municípios pesquisados – o equivalente a 4,8 milhões de pessoas. Já o público potencial foi de 28% – equivalente a 5,4 milhões. No caso das exposições de arte, o público atual foi de 24% (4,4 milhões) e o potencial, de 28% (5,2 milhões). Nos dois casos, o público potencial é maior que o atual e ultrapassa a casa dos 5 milhões de pessoas.
A pesquisa também buscou identificar as principais barreiras que afastam o público dos museus e exposições. Os principais motivos declarados pelos entrevistados para não frequentar esses lugares foram falta de interesse, falta de tempo, falta de espaços culturais perto de casa, preço da entrada e falta de costume.
Por fim, os pesquisadores do Datafolha coletaram dados que permitem comparar o perfil do público potencial com o do público atual. Os números mostram que, para atrair novos frequentadores, os museus e espaços de exposição do estado precisam focar nas mulheres e em pessoas mais velhas, com menor renda, menor escolaridade e mais filhos do que aquelas que já costumam visitar suas dependências.
Todos esses dados e muitos outros estão nas apresentações em PDF que reúnem as informações da pesquisa Cultura em SP referentes às artes visuais. Os PDFs estão disponíveis para download no endereço eletrônico http://www.jleiva.com.br/pesquisa_sp/download.html.