Voltar ao site

Cinema, música e esporte são as opções de lazer preferidas em Osasco, revela pesquisa

· Cultura,Lazer,Osasco,Notícias,Pesquisas e Estudos

No dia 30 de junho serão apresentados no Sesc Osasco os resultados da pesquisa Cultura em Osasco, que mapeou os hábitos de cultura e lazer na cidade a partir de centenas de entrevistas realizadas com a população local entre abril e maio de 2014. A iniciativa faz parte do projeto Cultura em SP, maior levantamento de hábitos culturais já feito no estado de São Paulo, que ouviu quase 8 mil pessoas em 21 municípios paulistas. A pesquisa, idealizada pela JLeiva Cultura & Esporte e realizada pelo Instituto Datafolha, mostra que cinema, música e esporte são as opções de lazer favoritas dos moradores de Osasco.

De acordo com os dados do levantamento, das dez atividades culturais mais praticadas em Osasco no último ano, cinco estão relacionadas a música e cinema. Nesse período, 98% dos entrevistados ouviram música, 92% assistiram a filmes, 61% foram ao cinema, 47% saíram para dançar e 46% foram a shows. O gosto por cinema e música também aparece no grau de interesse por cada atividade cultural declarado pelos moradores de Osasco ouvidos pela pesquisa. Ir ao cinema e a shows suas as duas atividades que mais despertam o interesse da população local. Metade dos entrevistados disse ter alto interesse por cinema e 48% deles manifestaram a mesma opinião em relação a shows.
Além de atividades culturais, a pesquisa mostra que a prática de esportes também é bastante popular em Osasco. A porcentagem de entrevistados que disseram realizar atividades físicas em seu tempo livre (24%) é mais alta que a média dos 21 municípios paulistas pesquisados (22%) e a prática de esportes coletivos é a terceira atividade mais realizada pelos moradores de Osasco em seu tempo livre, ficando atrás apenas de assistir à TV e navegar na internet.
Estes e muitos outros dados sobre os hábitos culturais e de lazer em Osasco e em outros 20 municípios paulistas serão apresentados no encontro organizado pela JLeiva Cultura & Esporte e pelo Sesc Osasco no dia 30 de junho. O evento acontece das 9h30 às 13h no Sesc Osasco, localizado na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1300 – Jd. das Flores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.jleiva.com.br/osasco.
A pesquisa Cultura em SP foi realizada com patrocínio do Grupo CCR, Sabesp e Oi, obtidos pelas Leis Rouanet e Proac, e apoio cultural do SESC-SP e da Secretaria de Estado da Cultura.
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA CULTURA EM OSASCO
Data: 30 de junho
Local: Sesc Osasco, Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1300, Jd. das Flores
Horário: 9h30 às 13h
Inscrições gratuitas pelo site www.jleiva.com.br/osasco
Apresentação da pesquisa: João Leiva, JLeiva Cultura & Esporte
PROGRAMAÇÃO:
9h30-10h – Welcome coffee
10h-11h30 – Mesa 1
O uso do tempo livre em Osasco, fatores de exclusão cultural e o impacto da tecnologia sobre o consumo de cultura
11h30-13h – Mesa 2
Atividades culturais em Osasco: preferências e barreiras. Elementos que influenciam na escolha da programação