Voltar ao site

Cinema é o programa cultural favorito dos casais

· Cultura,Pesquisas e Estudos,Cinema,Cultura nas Capitais,atividades culturais

Os namorados que forem fazer um programa cultural neste 12 de junho vão aonde? Muito provavelmente, ao cinema. As pesquisas da JLeiva têm mostrado que essa é a atividade cultural que as pessoas mais fazem em casal.

Quais atividades foram pesquisadas?

Nosso levantamento mais recente, Cultura nas Capitais, ouviu 10.630 pessoas em 12 dos municípios mais populosos do Brasil — trata-se do maior trabalho desse tipo já feito no país. No questionário, perguntamos como as pessoas mais costumam ir ao cinema, ao teatro (incluindo musicais e stand-up) e a museus e exposições. Os entrevistados deveriam escolher uma das seguintes alternativas: em casal, em família com criança, em família sem criança, com amigos, sozinho ou em grupo.

  • No cinema os casais lideram, com 29% das menções (mesmo percentual dos que dizem que vão em família com criança).
  • Aos museus/exposições, as pessoas vão principalmente em famílias com crianças (30%) — só 18% os visitam em casal.
  • Ao teatro, vão mais com os amigos (30%); 25% assistem a peças junto com o companheiro ou a companheira.
broken image

Classe A vai mais em casal

Esses são os percentuais médios, que englobam todos os entrevistados que acessam cinema, teatro ou museus. Mas em alguns grupos fazer programa juntinho é mais frequente. Na classe A, por exemplo, 36% vão principalmente em casal para o cinema e 33% ao teatro. Por que o percentual é maior nesse segmento?

A pesquisa não traz uma resposta pronta. Uma hipótese é que essa classe tem condições financeiras para pagar alguém que fique com os filhos. Outra é que nas classes mais baixas ir a atividades culturais é programa menos frequente – quando realizado, seria impensável deixar os filhos de fora, o que explicaria por que, na classe C e D/E, é maior a porcentagem dos que respondem que vão em família com crianças.

 

Homens ou mulheres?

Os homens são os que mais respondem que vão às atividades em par. Isso vale tanto para cinema (35% entre os homens, 23% entre as mulheres) quanto para teatro (33% e 17%) e museus/exposições (22% e 15%).

 

É possível que o percentual de mulheres seja menor porque elas mencionam, com mais frequência, ir a atividades culturais sobretudo em família com crianças. Infelizmente, cuidar dos filhos, inclusive fora de casa, ainda é uma atividade mais realizada pelas mulheres do que pelos homens.

 

E você? Já decidiu qual vai ser a programação deste Dia dos Namorados?