Voltar ao site

British Council – Transform Orchestra Leadership [TOL]

· Cases,Cultura,British Council
broken image

A parceria entre JLeiva Cultura & Esporte e British Council teve início em 2015, quando a consultoria foi contratada para avaliar, entre os projetos culturais mantidos pela organização estrangeira, quais poderiam ser trabalhados via leis de incentivo, visando maior sustentabilidade destas iniciativas.
 
Após analisar sete diferentes projetos, que abrangiam desde literatura a museus, a JLeiva identificou grande potencial de patrocínio na Conferência Internacional MultiOrquestra, que faz parte do Transform Orchestra Leadership (TOL), plataforma de diálogo entre orquestras, conservatórios, salas de concerto e festivais de música do Brasil e do Reino Unido. A missão era ajudar a promover a 3ª edição do evento, realizada em 2016.
 
“Selecionamos o TOL, porque projetos musicais geralmente têm um grande potencial de captação, e ele não precisaria ser descaracterizado para se adequar à lei. Além disso, trata-se de um programa único e bastante relevante para o setor de orquestras. O país tem muito a aprender com a experiência do Reino Unido na área”, justifica Rodrigo Linhares, coordenador comercial da JLeiva.
 
Uma vez escolhido, o projeto foi formatado, inscrito e aprovado na Lei Rouanet. A consultoria acompanhou ainda o processo de captação, que resultou em um aporte de R$ 237 mil via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de fazer a gestão financeira. Antes, o próprio British Council realizava esse gerenciamento. Mas o fato de receber recursos por meio de lei de incentivo implicava uma série de novas exigências que a organização do Reino Unido não estava habituada a cumprir.
 
“Nossa participação ajudou a agregar novas fontes de financiamento. Estivemos presentes em todas as etapas, da inscrição à prestação de contas para o Ministério da Cultura. Ainda fomos contratados para fazer uma pesquisa de avaliação e satisfação junto aos participantes da conferência”, aponta Linhares.
 
Graças ao sucesso do evento, que reuniu 972 pessoas — 796 a mais do que na edição anterior —, JLeiva e British Council estreitaram relações e realizaram novos projetos em conjunto, como a pesquisa Cultural Skills e o One Limited.