Investir em cultura ajuda a consolidar o nome de uma empresa na memória do consumidor? O cruzamento de duas pesquisas mostra que sim. Das 62 marcas mais lembradas pelos brasileiros no Prêmio Folha Top of Mind 2018, quase metade aparece na lista das que mais patrocinam projetos e eventos culturais, conforme a percepção dos entrevistados da pesquisa JLeiva Cultura nas Capitais.
Em ambos os levantamentos, o trabalho de campo foi realizado pelo Instituto Datafolha. No primeiro, a coleta de informações se deu este ano, em 199 municípios, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 6.670 homens e mulheres a partir dos 16 anos foram ouvidos na sondagem. Já o Cultura nas Capitais, de 2017, recolheu opiniões de 10.630 pessoas com idade com 12 anos ou mais em 12 das cidades mais populosas do país.
Na pesquisa da JLeiva, uma das questões perguntava aos entrevistados qual era, na avaliação deles, a empresa que mais patrocinava cultura em sua cidade. Foram citadas 806 – incluindo prefeituras e governos estaduais, embora o enunciado falasse especificamente de empresa.
As cinco mais citadas – Banco do Brasil, Itaú, Petrobrás, Caixa e Bradesco – também figuram no Top of Mind. O contrário se aplica. Das quatro vencedoras da principal categoria, a Top do Top — em que é perguntado ao entrevistado: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?” — três foram lembradas durante a investigação sobre hábitos culturais dos brasileiros: Coca-Cola, Nike e Samsung.
As convergências entre os estudos são indicativo de como o investimento em cultura pode se tornar uma estratégia de marketing eficiente, garantindo visibilidade para a empresa que decide apostar as fichas no segmento.
“É muito importante perceber, pelo cruzamento das pesquisas, que o investimento em cultura é parte relevante em uma estratégia ampla das principais marcas do Brasil para a construção da sua imagem. Além de trazer visibilidade ou gerar oportunidade de relacionamento para as empresas, ele pode ser decisivo para aproximar as marcas de valores e práticas muito presentes no ambiente cultural como criatividade, diversidade e inovação, por exemplo”, avalia Rodrigo Linhares, diretor de novos negócios na consultoria Jleiva Cultura e Esporte.
Veja abaixo a relação das 30 marcas que aparecem nas duas listas:
Banco do Brasil
Banco Itaú
Petrobrás
Caixa
Bradesco
Coca-Cola
Vivo
Correios
Nike
Porto Seguro
Nestlé
Fiat
Natura
Unimed
Honda
Sadia
Carrefour
Samsung
Casas Bahia
Sky
Volks
Uber
Extra
Suvinil
Primor
Ypê
Visa
Gol Linhas Aéreas
CVC
Pirelli