Voltar ao site

JLeiva apresenta radiografia do público de artes cênicas em São Paulo

· Cultura,São Paulo,Artes Cênicas

No dia 27 de abril, a JLeiva Cultura e Esporte vai reunir produtores e gestores culturais na SP Escola de Teatro, em São Paulo, para apresentar e discutir os resultados da pesquisa Cultura em SP que revela o perfil e os hábitos do público que frequenta espetáculos de artes cênicas em 21 cidades paulistas. O evento contará com três mesas, nas quais figuras de destaque da cena cultural do estado vão analisar qual é o peso do circo, do teatro e da dança no consumo de cultura dos paulistas. Confira a programação completa:

10h-10h30 – Credenciamento
10h30-12h – Mesa 1
Uso do tempo livre e prática de atividades culturais. As artes cênicas em comparação com cinema, música e museus. A importância de educação e renda para o acesso a espetáculos de teatro, dança e circo
Debatedores:
Ivam Cabral (SP Escola de Teatro)
Tadeu de Souza (Funarte)
Hugo Possolo (Parlapatões)
12h-14h – Almoço (livre)
14h-15h30 – Mesa 2
Perfil do frequentador de teatro, circo e dança. O que afasta o público dos espetáculos?Quais os gêneros preferidos?
Debatedores:
Paulo Pélico (Associação de Produtores Teatrais Independentes)
Bel Toledo (Cooperativa Brasileira de Circo)
João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte)
16h-17h30 – Mesa 3
Qual o perfil do público na capital? Como ele varia entre as regiões da cidade? Qual o seu potencial de crescimento? Qual o impacto das novas tecnologias sobre a produção?
Debatedores:
Iracity Cardoso (Balé da Cidade)
Rudifran Pompeu (Cooperativa Paulista de Teatro)
Luis Antonio Giron (TV Cultura)
17h30-18h – Bate-papo
A primeira mesa vai apresentar os números de frequência a espetáculos de artes cênicas no estado e compará-los com os de outras atividades culturais. Esses dados serão analisados por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro; Tadeu de Souza, diretor regional da Funarte; e Hugo Possolo, ator e diretor do grupo Parlapatões. Além de discutir a importância das artes cênicas no consumo de cultura dos paulistas, os três também vão avaliar os fatores que influenciam no acesso a espetáculos de teatro, dança e circo nas 21 cidades pesquisadas.
A segunda mesa vai traçar um perfil do público que frequenta teatros, circos e espetáculos de dança, analisar suas preferências e discutir quais são os fatores que afastam as pessoas dessas atividades. A tarefa de destrinchar quem é o “respeitável público” ficará a cargo de Paulo Pélico, vice-presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes (ATPI); Bel Toledo, presidente da Cooperativa Brasileira de Circo; e João Leiva, diretor da JLeiva Cultura e Esporte.
Finalmente, a terceira mesa vai ser inteiramente dedicada à capital. Iracity Cardoso, diretora artística do Balé da Cidade; Rudifran Pompeu, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro; e Luis Antonio Giron, gerente de multimídia da TV Cultura vão analisar qual é o perfil do público que frequenta espetáculos de artes cênicas na capital, como ele varia entre as regiões da cidade, qual é o seu potencial de crescimento e qual é o impacto das novas tecnologias sobre a produção na área.
A SP Escola de Teatro fica na Praça Roosevelt, 210, no centro de São Paulo, e o evento acontece das 10h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.jleiva.com.br/teatro/.