
Identificar eventuais carências de mão de obra e de capacitação de profissionais do setor cultural no Brasil. Foi com esse propósito que o British Council, organização do Reino Unido, encomendou à consultoria JLeiva Cultura & Esporte a pesquisa Cultural Skills Unit.
Realizado de dezembro de 2015 a junho de 2016, o estudo se baseou em mais de 200 entrevistas presenciais, por telefone e on-line com importantes gestores, acadêmicos e produtores culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Manaus, Porto Alegre e Brasília. A pesquisa envolveu ainda um mapeamento de estudos do setor, realização de quatro grupos focais, além de levantamento sobre os cursos na área cultural oferecidos no país — foram contabilizados 160.
A partir das informações levantadas, a JLeiva elaborou um relatório apontando demandas de capacitação profissional em áreas como artes cênicas, artes visuais e música. No documento, a consultoria também apresentou sugestões de projetos, parcerias e ações que o órgão do Reino Unido poderia estabelecer para contribuir de maneira mais efetiva com o aprimoramento do setor no Brasil.
Confira aqui o sumário executivo do trabalho em português.
https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/g131_cultural_skills_brazil_portuguese_final_web.pdf
Confira aqui o sumário executivo do trabalho em inglês. https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/g131_cultural_skills_brazil_english_final_v2_web.pdf