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Axé perde para MPB e gospel na preferência musical dos moradores de Salvador

· Notícias,Música

Os soteropolitanos preferem MPB e gospel a axé, mostra uma pesquisa inédita a ser apresentada no Seminário Hábitos Culturais em Salvador, em 19 de novembro, a partir das 13h, no teatro do Sesc/Senac.

O levantamento, conduzido pelo Datafolha e coordenado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, fez mais de 80 perguntas a 601 moradores da capital baiana – abrangendo temas como frequência ao cinema, ao teatro, a museus, shows, bibliotecas e concertos, consumo de tecnologia e uso do tempo livre. A amostra foi feita com base nos critérios de representatividade do IBGE.
Os resultados mostram, por exemplo, que MPB é o estilo musical predileto na cidade: 36% o mencionam, acima de gospel (23%), pagode (20%), samba (17%), axé (15%), romântica (15%), forró (13%), sertanejo (13%) e rock (12%). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para cima e para baixo.
O seminário, organizado com apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR Metrô Bahia, vai apresentar também números de frequência dos soteropolitanos a 18 práticas culturais. Entre as realizadas fora de casa, as mais citadas são cinema (59%), festas populares (54%), sair para dançar (55%), shows (51%), bibliotecas (35%) e teatro (28%). A pesquisa apurou ainda as razões alegadas para não ir ao teatro, ao museu e ao cinema.
Os dados deixam claro que a escolaridade e a renda têm forte impacto no interesse e na prática de todas as atividades culturais, sejam gratuitas ou com ingressos mais caros. Melhoram renda e escolaridade (conjuntamente ou isoladamente), melhoram os indicadores. As práticas culturais também perdem força conforme a população envelhece.
Seminário Hábitos Culturais em Salvador
Data: 19 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 13h às 17h30
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 1109)
Entrada: Gratuita. Inscrições no link http://www.jleiva.com.br/cultura-salvador-form
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia é a concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A concessão é uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 3,6 bilhões, entre o Grupo CCR, uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina, e o Estado da Bahia. Por um período de 30 anos, de 2013 a 2043, a PPP promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Ônibus e das estações de metrô. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas, com total de 41 km e 23 estações, ligando os dois municípios. O metrô contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade das cidades e da região metropolitana. Atualmente, o metrô funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 13h. Nos feriados o serviço não funciona. O acesso é gratuito.
Sobre o Instituto CCR
O Grupo CCR criou em 2015 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 165 milhões em projetos estruturados. O Instituto CCR vai ampliar estratégia do Grupo visando consolidar a maior empresa de infraestrutura da América Latina em um dos maiores investidores sociais privados do país. Com o Instituto CCR, a companhia planeja investir R$ 330 milhões nos próximos 5 anos, fomentando a cultura brasileira e o desenvolvimento da cidadania.
Sobre a JLeiva Cultura & Esportes
Fundada em 2004, a JLeiva planeja ações de comunicação, marketing e responsabilidade social para empresas e instituições que investem na área cultural e esportiva. Participou de mais de 500 projetos em inúmeras cidades e regiões do Brasil. Para o grupo CCR, criou iniciativas que beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas.
Um foco fundamental de seu trabalho é a realização de estudos sobre o mercado cultural e esportivo. Junto com o Datafolha, a JLeiva fez algumas das principais pesquisas de hábitos culturais do país. A primeira (2010), com 2,4 mil entrevistas, levantou informações sobre o estado de São Paulo. A segunda (2013) ouviu 1,5 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A de 2014 abrangeu, além de Salvador, 21 municípios paulistas, quatro fluminenses, Belo Horizonte, Campo Grande e Ponta Grossa – no total, 11 mil brasileiros foram entrevistados.
Contato
Assessoria de Imprensa JLeiva Cultura & Esportes
Letícia Mello
leticia.mello@jleiva.com.br
(11) 3868-6317 | (11) 95076-6712