Voltar ao site

Seminário organizado pela JLeiva discute importância de indicadores culturais

· Cultura

O I Seminário Números da Cultura vai debater, no Rio de Janeiro, a importância de dados, indicadores e pesquisas para o desenvolvimento da área cultural no país. O evento, realizado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do BNDES, será na quarta-feira (30.09), das 9h às 17h, no OiFuturo Ipanema, com apoio da Oi.

O encontro, com inscrições gratuitas (http://www.jleiva.com.br/numerosdacultura/), coloca em foco os dados já existentes sobre o setor cultural e aqueles que precisam ser produzidos, para que seja possível avaliar e aprimorar o impacto da ação pública e privada no setor.
O I Seminário Números da Cultura levanta a importância da produção dos mais variados indicadores sobre a ação cultural, dos investimentos públicos e privados e o seu impacto no PIB e na geração de empregos, além de informações sobre os hábitos de fruição, o perfil dos produtores e da produção que é ofertada à população.
Participam das mesas de debate instituições como o Ministério da Cultura, IBGE, Ancine, Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Observatório de Favelas, além de produtores e pesquisadores de diferentes áreas.
“Juntamos instituições que trabalham pesquisas mais abrangentes com outras que fazem levantamentos em territórios específicos, para mostrar que os dados podem ser úteis de diferentes formas. Também vamos discutir como produzir indicadores em uma área marcada por valores imateriais, subjetivos. Esperamos assim contribuir para a produção de mais e melhores informações sobre a cultura”, explica João Leiva, da J. Leiva Cultura & Esporte.
Programação
9h às 9h30 – Inscrições
Abertura às 9h30
Das 9h40 às 11h30 - A Cultura e sua Economia - Uma reflexão sobre quanto o Governo Federal e os Estados investem em cultura. A mesa discute como avaliar o impacto desses investimentos e também a participação das leis de incentivo, o perfil das empresas e dos trabalhadores do setor, o que sabemos sobre o gasto brasileiro com cultura e qual o impacto do Vale-Cultura. Com Guilherme Varella (MinC), Luciane Gorgulho (BNDES), Antonio Alkmim (IBGE), Álvaro Santi (Observatório da Cultura de Porto Alegre), mediação de João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte).
Das 11h40 à 13h - Como mapear setores culturais - Uma conversa sobre os indicadores disponíveis no audiovisual, o mercado editorial e os museus, e as áreas em que é preciso avançar. A mesa também discute os desafios ao classificar as produções por gênero e aborda como poder público e os produtores podem se organizar para gerar informações que sejam úteis ao desenvolvimento da área cultural. Com Eneida Rocha (Ibram), Alex Patez Galvão (Ancine), Leda Paulani (Fipe e FEA-USP), mediação de Roberto Guimarães (Oi Futuro).
14h às 15h30 - Da produção ao consumo - Qual a importância econômica da Cultura no Brasil? A mesa reflete sobre competitividade dos produtos e serviços culturais brasileiros, as dificuldades de obter números em cadeias produtivas e a organização de indicadores em outros países. Com Cristina Lins (REDEPCULT), Gabriel Santini Pinto (Firjan), Luiz Carlos Prestes Filho (economista), mediação de João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte).
15h30 às 17h - Quem faz, o que se faz e para quem – Uma conversa sobre o perfil dos produtores e dos hábitos culturais da população. Que informações temos sobre o que é produzido nas diferentes áreas? E sobre nossas instituições e equipamentos? Quem são as pessoas que frequentam atividades culturais? A mesa também discute como avaliar a importância dos festivais para o desenvolvimento dos diferentes segmentos. Com Gisele Jordão (ESPM), Gilberto Vieira (Observatório de Favelas), Márcia Dias (Festivais Internacionais do Rio), mediação de Roberto Guimarães.
I Seminário Números da Cultura
Local: Oi Futuro Ipanema (Visconde de Pirajá, 54)
Data: 30.09 (quarta-feira)
Horário: às 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Inscrições: www.jleiva.com.br/numerosdacultura/
Assessoria de Imprensa
Luciana Branco – luciana@lucianabranco.com.br
Camilla Mortean – camilla.mortean@lucianabranco.com.br
Tel: 11 3881 9903