Voltar ao site

Evangélicos transformam Nova Iguaçu em polo de música gospel

· Cultura,Gospel,Nova Iguaçu

Nova Iguaçu é um dos municípios com a maior concentração de evangélicos no Brasil, e isso se reflete nos hábitos culturais da população local. De acordo com a pesquisa Cultura em Nova Iguaçu, realizada pelo Instituto Datafolha sob encomenda da JLeiva Cultura & Esporte, a música gospel é o ritmo mais popular na cidade, apontado como o preferido por 35% dos entrevistados. O percentual é muito parecido com o de evangélicos que vivem na cidade: 37%, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

Ainda de acordo com os dados do Censo, em 2010 havia 294.099 evangélicos em Nova Iguaçu, o que coloca a cidade entre os 15 municípios com maior concentração de seguidores de alguma vertente do protestantismo. Se as capitais forem excluídas dessa lista, Nova Iguaçu pula para o quarto lugar. A proporção de evangélicos no total da população também é alto em comparação com o resto do país. De acordo com o Censo 2010, apenas 10% dos municípios brasileiros têm mais de um terço de protestantes, como acontece na cidade da Baixada Fluminense.
A alta concentração de evangélicos se reflete no gosto musical da população. A pesquisa Cultura em Nova Iguaçu mostra que, além de a música gospel aparecer como o estilo preferido, os artistas do gênero estão entre os mais ouvidos na cidade. Dos 112 grupos ou músicos citados pelos entrevistados, 24 tocam canções de estilo gospel. Ou seja: de cada cinco, um é cristão. Entre os cinco mais citados, nada menos que três são do gênero gospel: Aline Barros (a mais citada), Bruna Karla e Thalles Roberto.
Todos esses são indícios de que Nova Iguaçu é um importante polo da música gospel nacional. A hipótese ganha ainda mais força quando os dados da cidade da Baixada Fluminense são comparados com os de outros municípios onde o Instituto Datafolha realizou levantamentos seguindo a mesma metodologia, sob encomenda da JLeiva. A pesquisa foi feita em outras quatro cidades fluminenses – Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Barra Mansa – e 21 cidades paulistas –incluindo a capital e os dez municípios mais populosos do estado –, além de Belo Horizonte, Salvador, Campo Grande e Ponta Grossa (PR). Das 30 cidades pesquisadas, Nova Iguaçu é a única onde a música gospel aparece como gênero preferido da maioria da população.
Os artistas citados pelos moradores de Nova Iguaçu também mostram que, além de um grande mercado consumidor, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um importante celeiro da música gospel nacional. Dos 24 artistas citados, 9 nasceram na região: 6 na capital – Aline Barros, Bruna Karla, Rose Nascimento, Fernanda Brum, Marquinhos Gomes e Shirley Carvalhaes –, um em São Gonçalo – Marcos Antonio – e dois na própria cidade de Nova Iguaçu – Cassiane e Davi Sacer.
Os dados da pesquisa Cultura em Nova Iguaçu estão disponíveis para download gratuito no site da JLeiva Cultura e Esporte.

Compartilhe