Voltar ao site

Empresas que se destacam no Top of Mind investem em cultura

· Cultura,Empresas,Top Of MInd

Duas pesquisas realizadas pelo instituto Datafolha em 2014 mostram como o investimento em cultura ajuda a divulgar e consolidar o nome de uma empresa ou de um produto: das 44 marcas mais lembradas pelos brasileiros no Top of Mind, 21 aparecem na lista das que mais patrocinam projetos e eventos culturais na percepção dos paulistas ouvidos pela pesquisa Cultura em SP.

Os dois levantamentos trabalham com universos diferentes. O Top of Mind ouviu 5.694 brasileiros com 16 anos ou mais em várias partes do Brasil. A Cultura em SP, feita pelo Datafolha sob encomenda da JLeiva Cultura & Esporte, entrevistou 7.938 pessoas em 21 municípios do estado de São Paulo.
Ainda assim, o fato de quase metade das marcas mais lembradas em todo o país serem também reconhecidas como importantes patrocinadoras culturais no estado com a maior oferta cultural do Brasil diz muito sobre a importância e a eficácia desse tipo de investimento para a estratégia de marketing de uma companhia. Das cinco marcas mais lembradas no Top of Mind 2014, por exemplo, três são lembradas pelos paulistas como importantes patrocinadoras da cultura: Coca-Cola, Nike e Nestlé.
A pesquisa Top of Mind investiga quais são as marcas mais lembradas em várias categorias de produtos e serviços. Em 2014, foram 40 categorias, agrupadas em dez segmentos. O segmento em que as grandes patrocinadoras de cultura mais se destacaram foi finanças. Todas as marcas mais lembradas nessa área também foram citadas como importantes patrocinadoras de cultura: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Unimed e Visa. Os três bancos, aliás, aparecem entre as seis primeiras posições na lista das empresas mais lembradas como patrocinadoras de cultura.
No segmento compras, das seis marcas mais citadas no Top of Mind, quatro também são lembradas como patrocinadoras, segundo a Cultura em SP: Carrefour, Casas Bahia, Extra e Tramontina. Em transporte, quatro das cinco marcas que aparecem no Top of Mind 2014 também estão na pesquisa Cultura em SP: Correios, Petrobras, Pirelli e Volkswagen.
Veja a relação completa das marcas que aparecem tanto na lista das mais lembradas da pesquisa Top of Mind 2014 quanto na lista das empresas que mais patrocinam projetos e eventos culturais e de lazer da pesquisa Cultura em SP:
Banco do Brasil
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Carrefour
Casas Bahia
Coca-Cola
Correios
Extra
Natura
Nestlé
Nike
Oi
Petrobras
Pirelli
Sadia
Skol
Tramontina
Unimed
Visa
Vivo
Volkswagen