Voltar ao site

British Council – Cultural Skills Unit [CSU]

Case JLeiva

· Cultura,Cases,Pesquisas e Estudos
broken image

Identificar eventuais carências de mão de obra e de capacitação de profissionais do setor cultural no Brasil. Foi com esse propósito que o British Council, organização do Reino Unido, encomendou à consultoria JLeiva Cultura & Esporte a pesquisa Cultural Skills Unit.

Realizado de dezembro de 2015 a junho de 2016, o estudo se baseou em mais de 200 entrevistas presenciais, por telefone e on-line com importantes gestores, acadêmicos e produtores culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Manaus, Porto Alegre e Brasília. A pesquisa envolveu ainda um mapeamento de estudos do setor, realização de quatro grupos focais, além de levantamento sobre os cursos na área cultural oferecidos no país — foram contabilizados 160.

A partir das informações levantadas, a JLeiva elaborou um relatório apontando demandas de capacitação profissional em áreas como artes cênicas, artes visuais e música. No documento, a consultoria também apresentou sugestões de projetos, parcerias e ações que o órgão do Reino Unido poderia estabelecer para contribuir de maneira mais efetiva com o aprimoramento do setor no Brasil.
 
Confira aqui o sumário executivo do trabalho em português.